Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Sempre fui rapariga de gostar de enchidos. Embora saiba que não são ideais para a saúde, a verdade é que o cheiro do fumeiro e toda aquela azáfama que o antecede me marcaram bastante, levando-me a ser boa apreciadora dos seus produtos. Todavia, de há uns tempos a esta parte, tenho tentado cortar com este tipo de alimentos, sendo que não tem sido tarefa fácil. E a questão não está na tentação de os comprar porque gosto. Não. A razão é mais melindrosa...
O que fazer quando a mãe e as primas nos brindam constantemente com estas iguarias? Recusar? Não parece muito correcto, pois não? Por isso, se não os podes vencer, junta-te a eles e contorna a questão o melhor que puderes. Foi o que fiz. Juntei uma morcela, os figos e as curgetes que a minha mãe me trouxe da Serra da Estrela e fi-las como se segue. :-)
INGREDIENTES
300 g de bacon em tiras
1 morcela de qualidade
½ paio de porco e de alce (Ikea)
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 copo de vinho branco
1 c. de chá de gengibre ralado
1 c. de chá de mostarda francesa em grão
400 g de tomate em lata
1 haste de sarpão
300 g de figos secos
1 curgete + 4 p/ rechear
1 ramo de salsa picada
Queijo mozarela ralado q.b.
Azeite e sal q.b.
PREPARAÇÃO
Num tacho, colocar o bacon até ficar dourado. Picar a cebola e o alho no robot. Juntar ao bacon e deixar alourar. Adicionar o louro e refrescar com o vinho branco. Deixar que o álcool evapore.
De seguida, triturar o tomate, utilizando ainda o robot, e adicionar à cebola e ao bacon. Temperar com o gengibre, a mostarda e o sarpão.
Partir a morcela ao meio, retirar as pontas, a pele e cortar em pedaços. Colocar no robot e juntar o paio, a que se retirou também a pele. Triturar e juntar ao preparado, envolvendo bem.
Os figos são também triturados no robot e adicionados à morcela. Envolver e deixar cozinhar alguns minutos. Depois, é altura de juntar a curgete cortada em pedaços, bem como a salsa picada. Deixar cozinhar cerca de 30 minutos em lume brando e com o tacho tapado. Verificar e mexer de vez em quando até estar bem apurado.
Ligar o forno a 200º C. Lavar as restantes curgetes e cortá-las longitudinalmente. Com a ajuda de uma colher, retirar o excesso de polpa ou sementes, se as houver. Temperar com um pouco de sal fino e um fio de azeite. Levar ao forno em tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar cozinhar cerca de 20 minutos. Retirar.
Rechear as curgetes com o preparado de morcela e figos, utilizando uma colher de sopa para facilitar a tarefa. Finalizar com bastante queijo mozarela e levar novamente ao forno até o queijo derreter e ficar dourado.
Fica um prato agridoce muito delicioso que se serve com um perfumado arroz basmati.
Nota: Fui eu que comprei o paio de porco e de alce, mas não digam a ninguém. ;-)
Bom apetite!
Que bos faga bun purbeito!