Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O fim-de-semana foi dedicado à cozinha e à família, como em muitos outros lares. Desta vez, fugi às tradições da Páscoa e aventurei-me por outros sabores. Embora aprecie um bom folar, cá em casa o trabalho e o prazer de o comer seriam apenas meus. Ora, como cozinhar é partilhar e conviver, a máxima falou mais alto que a tradição. Inspirei-me nos bolos de Tamara Milstein* e o resultado foi arrasador. Ninguém sentiu falta do folar, nem das bem-amadas amêndoas.
INGREDIENTES
300g de coco ralado
2 chávenas de farinha (250ml)
4 c. de chá de fermento em pó
200g de manteiga (+ um pouco para untar a forma)
2 chávenas de açúcar amarelo
7 ovos
0,5dl de azeite
8 a 10 figos secos, picados
Para a calda:
Sumo e casca de 3 limões
1 ½ chávena de açúcar amarelo
PREPARAÇÃO
Começar por ligar o forno a 190ºC. Untar, generosamente, uma forma e polvilhar com um pouco de coco ralado.
Peneirar a farinha com o fermento e reservar. Picar os figos e reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme. Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Adicionar o azeite, o coco ralado, os figos, a farinha e o fermento peneirados. Envolver bem.
Deitar o preparado na forma e levar ao forno durante 10 minutos. Depois, reduzir a temperatura para os 165ºC e deixar cozer por mais cerca de 65 minutos. Fazer o teste do palito e retirar.
Para preparar a calda, retirar pequenas lascas das cascas dos limões e colocar num tacho juntamente com o sumo e o açúcar. Levar ao lume e deixar ferver por cerca de três minutos.
De seguida, coar a calda e deitar sobre o bolo enquanto ainda está quente e dentro da forma. Deixar arrefecer. Desenformar e decorar com as tiras de limão cristalizadas.
Este bolo é fenomenal. Sente-se o sabor do coco, dos figos e a acidez do limão aviva-o deixando no ar uma sensação fantástica a Verão. Na receita, Tamara Milstein, utiliza uma chávena de tiras de coco torradas que eu não usei.
Nota: Tamara Milstein é uma famosa chef australiana, que também ministra aulas adoptando um conceito cozinha descomplicada mas deliciosa, com vários livros publicados, entre os quais “Bolos de todo o Mundo”, de onde retirei esta receita.
Bom apetite!
Bon appétit!
Jo étvágyat!
Que bos faga bun porbeito!