Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Começar o ano com gripe não é propriamente uma boa estreia. O frio que se fez sentir, conjugado com a avaria do ar condicionado no trabalho, deixou os seus estragos. O resultado foi uma gripe de me deixar de molho por uns dias. Ainda assim, não quis deixar de atender ao pedido da minha mãe para fazer um bolo para o aniversário do meu cunhado mais novo, que faz anos precisamente no primeiro dos 365 dias que caracterizam o ano. É nestas alturas que reconheço (com mais vigor) que as batedeiras eléctricas são uma benção.
Para o efeito, escolhi um bolo* rápido e fácil de fazer, com o ingrediente que normalmente é do agrado de todos: chocolate! Carradas de chocolate negro!
INGREDIENTES
300 g de chocolate preto (70% de cacau)
250 g de manteiga
5 ovos
110 g de açúcar
125 g de farinha
1 c. de chá de fermento
75 g de amêndoas trituradas (ou farinha de amêndoa)
200 ml de café fresco bem fervido
PREPARAÇÃO:
Pré-aquecer o forno a 160.ºC. Forrar uma forma redonda anti-aderente com papel vegetal.
Partir o chocolate em pedaços pequenos e levar ao lume (brando) com a manteiga em banho-maria até derreter. Misturar bem e deixar arrefecer.
Entretanto, mexer os ovos com 50 g de açúcar até obter um creme. Misturar a farinha e o fermento e peneirar. Juntar a farinha aos ovos.
De seguida, juntar as amêndoas e o preparado de chocolate. Colocar a massa na forma, espalhar uniformemente e levar a cozer no forno durante aproximadamente 45 minutos.
Preparar o xarope ou calda com o restante açúcar e o café, deixando cozinhar durante 5 minutos em lume brando.
Por último, regar o bolo ainda quente com metade do xarope de café. Colocar o bolo no prato de servir e cobrir com a restante calda. Servir ainda quente.
Este bolo não fica muito doce, sendo que o seu intenso sabor a chocolate faz com que seja a companhia perfeita para uma chávena de café. What else!?
Bom apetite!
* (Receita do livro «Pastelaria Moderna», da Naumann & Göbel Verlagsgesellschaft)