Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Junho é caracterizado pela época de ervilhas frescas, tenras e doces. É nesta altura que se encontram a ervilha-de-quebrar e a ervilha doce. Uma e outra são apenas variedades daquele legume que cresce em vagens ligeiramente alongadas. O seu grão é uma rica fonte de proteína vegetal, de cálcio, de magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico, potássio, zinco e ferro, todos nutrientes essenciais para uma alimentação saudável. Quando estão secas, devem demolhar-se para não ficarem duras.
Podem utilizar-se em refogados, saladas e sopas. A minha escolha recaiu, desta feita, num creme muito aveludado e saboroso com queijo e... imensa paprika! Tal conjugação resultou numa agradável surpresa, tanto para os olhos, que também comem, como para o paladar.
INGREDIENTES
(Serve 4)
1 batata doce, partida em quadrados
1 cenoura, partida em pedaços
1 cebola, partida em gomos
1 dente de alho sem casca
300 g de ervilhas frescas
Sal, pimenta q.b.
Água q.b.
1 c. de chá de paprica + um pouco para guarnecer
200 ml de natas
Queijo de cabra (ou outro a gosto) em fatias q.b.
PREPARAÇÃO
Colocar os legumes lavados e partidos numa panela. Cobrir com água e temperar com sal e a paprica. Deixar cozinhar os legumes até ficarem tenros.
Triturar, com a ajuda de uma varinha mágica. Adicionar as natas e levar novamente ao lume sem deixar ferver.
Passar o creme por um coador e colocar numa terrina. Quando servir, finalizar com as fatias de queijo, pimenta moída na hora e mais um pouco de paprica.
Esta sopa fica cremosa e muito deliciosa.
Bom apetite!
Bon appétit!
Jo étvágyat!
Que bos faga bun porbeito!