Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Parque Natural da Serra da Estrela: Ribeira de Alvôco da Serra (Aguincho)
Antes que te vás,
Pálida estrela da manhã,
- Mil codornizes
Cantam, cantam no tomilho
Paul Verlaine
As codornizes são também conhecidas como parpalhaz ou parpalhoz e preferem correr a voar. A sua carne é tenra e saborosa. Confesso que representam um pequeno pecado. Ai, gula!! Não lhes resisti quando com elas me cruzei no supermercado. Ainda inspirada pelo entusiasmo de Julie Powell ao cozinhar uns cogumelos com natas e vinho do Porto, no filme "Julia & Julie", apressei-me a comprar meia dúzia para meu único consolo e regalo. Há lá coisa melhor do que nos entregarmos à confeção de um prato que sabemos de antemão ser do nosso agrado. A este espírito, juntou-se, ainda, o formigueiro de finalmente poder experimentar uma oferta especial deste Natal: sal com pimenta e anis.
Ingredientes:
6 codornizes
Pimenta q.b.
Sementes de mostarda
Azeite q.b.
Manteiga q.b.
1 folha de louro
4 alhos esmagados
1 pé de brócolos pequeno
250g de cogumelos frescos
1 pacote de natas frescas
1 cálice de vinho moscatel
1 chávena de arroz basmati ou agulha
1 molho de salsa fresca
Preparação:
1. Comece por abrir as codornizes com uma tesoura, lavá-las em água corrente e secá-las muito bem em papel absorvente.
2. Tempera-as com o sal de pimenta e anis, um pouco de pimenta preta moída e as sementes de mostarda. Reserve durante 20 minutos.
3. Numa sertã, coloque um pouco de azeite, manteiga, os alhos esmagados e a folha de louro e frite as codornizes até ficarem douradas de ambos os lados.
4. Depois de fritas, retire-as e reserve.
5. Retire também o alho e o louro e adicione os cogumelos que entretanto lavou e laminou à mistura da fritura das codornizes. Deixe alourar.
6. Se necessário, tempere com um pouco mais de sal e pimenta.
7. Adicione os brócolos que foram branqueados em água temperada com sal e uma cebola pequena.
8. Junte o vinho moscatel e deixe evaporar.
9. Por fim, junte as natas e deixe o molho engrossar.
Estas codornizes são acompanhadas com arroz branco (basmati ou agulha) que deve ser cozido na água do branqueamento dos brócolos. Quando colocar o arroz no recipiente, junte também um molho de salsa fresca e deixe-o cozer de acordo com as instruções da embalagem. Quando estiver cozido, junte um pouco de manteiga e mexa com um garfo. Tape o recipiente e deixe repousar por dois ou três minutos. Retire o excesso de água, se o houver, bem como a salsa e a cebola e sirva.
Adorei esta combinação. Os cogumelos ficaram adocicados devido ao moscatel, o que conferiu uma certa elegância ao prato. E a felicidade que me trouxe esta experiência? Será pecado?
Bom apetite!