Fortunato da Câmara é um gastrónomo exigente e interessado na história dos alimentos. Inciou-se na escrita como crítico de restaurantes com o semanário Sol, no guia Essencial. Foi responsável pelas rubricas Acabado de chegar, Baú de Sabores e actualmente Encontro de Tradições.
Através de Alimentos ao Sabor da História, dá-nos a conhecer o percurso histórico de vários alimentos e a sua marca na gastronomia portuguesa e mundial. Depois da apresentação de cada alimento, brinda-nos com uma receita.
Este livro é uma preciosidade para todos os que gostam de se perder na área da gastronomia. Quer sejam mais ou menos conhecedores ou quer estejam mais ou menos embrenhados nesta matéria, este é um livro para conhecer. De escrita cuidada e rigorosa, este livro convida-nos para uma pequena viagem num mundo de cores e sabores. Do leque apresentado, destacam-se o ruibarbo, a beringela, o aipo, o dióspiro, a cherovia, a salicórnia, a beldroega.
Afinal, como diz o autor, "a natureza é a maior obra de arte que existe. Basta determo-nos um pouco nos alimentos que nos envolvem."
A edição é da responsabilidade da Colares Editora.
Boas leituras!